ORGANIZI-SE
É como diz a sua doce mãezinha: tem tempo para tudo. Portanto, nada de ficar o dia todo no PC e enrolar até a última semana do prazo pra fazer suas pesquisas escolares. Pelo contrário, se você é preguiçoso(a) como eu, a ideia é justamente começar logo o trabalho, quanto antes melhor, e ir fazendo aos poucos. Assim a dor é menor. Definir horários pra começar e terminar também é ótimo. Além, é claro, de anotar TODAS as informações sobre os trabalhos, lições de casa e provas. O ideal é ter uma agenda mesmo.
ESCOLHA BEM A SUA TURMA
O ministério da saúde adverte: ficar exposto a "turma da bagunça" pode trazer SÉRIOS DANOS A SUA INTELIGÊNCIA. Por mais que seja super divertido ouvir as idiotices dos seus amigos, tente evitar. É sério. Aquelas piadinhas no meio da aula te distrai e você acaba não entendendo NADA (ou quase nada) sobre a matéria explicada. Além disso, a tendência é que você fique igual a eles. E eu tenho certeza de que você não quer isso. "Ah, então eu vou ter que andar só com nerds?". Não baby, não é isso. Por mais que nerds sejam ótimos amigos, você não é obrigado a ficar com eles. Só tente escolher pessoas com saúde mental sã, que não te atrapalhem na aula e que não explorem você na hora de fazer os trabalhos.
APROXIME-SE DO PROF
Não é puxar saco, ok? Que fique bem claro. Se aproximar dos professores pode te trazer várias vantagens. Primeiro: Você pode tirar aquela impressão de "aluno vagabundo" que TODOS os professores têm a respeito de TODOS os alunos. Ou seja, você cria uma reputação. E se você respeitar ele, ele também te respeita. E então você viverá em um maravilhoso mundo em que desculpas VERDADEIRAS (é importante frisar) como "Ah professor, eu tentei fazer mas não consegui" e "Não tive tempo pra terminar o trabalho" vão passar a ser aceitas. E por que? Por que o seu professor vai passar a confiar em você. Um detalhe: isso só vai funcionar se você for mesmo um bom aluno. Mas como eu me aproximo? Participando das aulas, dando sua opinião em discussões e indo SEMPRE tirar dúvidas diretamente com ele. Também vale conversas extracurriculares no intervalo ou em horários sem lição.
ESTUDE MUITO |
Nenhum comentário:
Postar um comentário